FANDOM


Wallace

Familia Wallace

Deste nome é dito derivar-se da antiga palavra francesa "wallis", que significa "Walensis" - galês, apesar de a forma escocesa da palavra referir-se aos bretões originários do reino de Srathclyde, cuja antiga capital fora Dumbarton - em gaélico, "a fortaleza dos Bretões". O primeiro registro deste nome data de 1160, quando Richard Wallensis testemunhou um documento para Alan, filho de Walter, o "High Steward".

Após este fato, as terras de Richard receberam seu nome, que sobreviveu na cidade e paróquia de Riccarton. Adam, seu bisneto e 4.º Senhor de Riccarton, era irmão de Malcolm, que recebeu as terras de Eldershire e Auchinbothie, em Elderslie, Condado de Renfrew. Malcolm foi pai do maior patriota e herói da Escócia, Sir William Wallace que, antes de sua morte, liderou a revolta contra a dominação inglesa, revolta esta que culminou com a bem sucedida vitória de Robert, the Bruce, in Bannockburn, em 1314.

Em sua juventude, Wallace e sua mãe tiveram de refugiar-se dos ingleses em Dunipace, graças à sua recusa em prestar homenagens ao rei inglês, Edward I. Ainda que muito jovem, Wallace tornou-se líder de uma companhia de patriotas, e suas arriscadas e inoportunas táticas contra os ingleses renderam-lhe o apoio de muito nobres.

Sua genialidade militar o fez odiado e temido por Edward I, mas acabou por ser capturado, à traição, em Robroysonb, perto de Glasgow, e entregue ao rei inglês por Sir John Mentieth. Como clã, o nome Wallace é encontrado principalmente nos condados de Ayr e Renfrew, em Inverness, onde a maioria das famílias puderam estabelecer uma linhagem a partir dos mais antigos chefes de Riccarton.

O Clã Wallace de Inverness (Comunidade Livre de Pasárgada) foi criado pelo Patriarca Waldir Wallace Reccanello, um dos mais antigos e famosos fantasmas a assombrar os castelos de Inverness.

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.